Caro leitor,

Acredito que a interação de ideias faz parte do crescimento individual e coletivo, em toda extensão do conhecimento. Só cresce aquele que encontra o que busca e o mais importante: compartilha.
Suas opiniões serão bem vindas!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Qual é a melhor solução ?

Não existe coisa mais chata do que estar atento ao palestrante e o cidadão sentado ao lado, comenta em seu ouvido - o que é inferência? O que ele quer dizer com anafóricas? Te liga! Dá vontade de dizer-lhe, educadamente - anote e depois pesquise, ou preste atenção no contexto, pois nele encontrarás o signifcado empregado ao vocábulo.
Quão irritante e pertubador é esse tipo de comportamento. O homem deve ser educado para saber respeitar o momento correto de se manifestar e ouvir. Esse tipo de comportamento vem se intensificando nas salas de aula – as conversas paralelas ao professor.
As criancas, os jovens... precisam de modelos. E o que estão vendo no público adulto? Um comportamento igual.
Afirmam alguns que a escola tem falhas em seu papel educador. Pergunto – Onde está a falha? Se no seio familiar acontece desrepeito às manifestacões orais entre pais e filhos.
São coisas simples, mas que devem ser ensinadas às criancas desde cedo. Como diz aquele antigo ditado – “Quando um burro fala o outro abaixa as orelhas.” Não que a escola deva se esquivar do assunto, ela deveria cobrar esse tipo de ensinamento e proporcionar ao alunato a prática.
Vejo a escola como um grande veículo no desenvolvimento do auto-controle no individuo, de suas emoções e impulsos. Talvez as intransigências no trânsito, num condomínio, numa fila qualquer... daria lugar ao bom-senso e não ao comportamento hóstil e sem medida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário