Caro leitor,

Acredito que a interação de ideias faz parte do crescimento individual e coletivo, em toda extensão do conhecimento. Só cresce aquele que encontra o que busca e o mais importante: compartilha.
Suas opiniões serão bem vindas!

domingo, 15 de novembro de 2009

Cantinho da reflexão

Porque há tantos impedimentos para a compreensão real daquilo que expressamos? Cada individuo é responsável por sua ampliação ou crescimento cognitivo.

E como ampliar?

Tudo o que te chama à atenção é uma manifestação dos traços de sua personalidade. Há vários pontos de vista de um mesmo assunto, não é mesmo? Por que você pode vê-lo por diversos ângulos e isso depende de sua capacidade de percepção, ou seja, visão.

Quando nos referimos à pessoa de visão, estamos dizendo que ela enxerga ou vê além da superficialidade, vê a sua essência sob vários pontos ou ângulos. Para mim, todo assunto tem três etapas: superficialidade + essência + possibilidades.

A superficialidade é o conhecimento menor, menos significativo de um determinado assunto. A essência é o conhecimento que possibilita o aprofundamento, é o entendimento para a compreensão e que leva a terceira etapa – a possibilidades.

O individuo pode ficar na 1ª etapa e parar por aí, esse é o que não tem hábito de leitura, nem separa um momento consigo mesmo para reflexão. Não conhece a si mesmo, seu conhecimento é medíocre, não gosta de expressar-se em público e odeia redações-dissertativas. Os que ficam na 2ª etapa são aqueles que têm hábito de leitura, mas não a ideal, podem ou não passarem para a 3ª.

Aqueles que atingem as três etapas são considerados cultos, inteligentes. Sabem expressar-se em qualquer situação e possuem opinião própria de diversos assuntos. Possuem visão ampla e são grandes construtores do saber e contribuem muito com o bem comum dentro de sua comunidade. E porque não dizer para o mundo?

. Como adquirir uma visão ampla? – através de hábitos de leitura de livros de gêneros diversos, não apenas o que você gosta, jornais, revistas e similares, assistir a filmes, dialogar com pessoas de todas as faixas etárias (até com um bebe você aprende) e de níveis sociais diferentes.

Para mim, um dos maiores impedimentos para a compreensão real daquilo que expressamos são os preconceitos, ideias pré-concebidas apenas em sua superficialidade, sem o devido conhecimento de sua essência e suas possibilidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário