Caro leitor,

Acredito que a interação de ideias faz parte do crescimento individual e coletivo, em toda extensão do conhecimento. Só cresce aquele que encontra o que busca e o mais importante: compartilha.
Suas opiniões serão bem vindas!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Percepção Retilínea

Não gosto da palavra sempre, pois sugere rotina. Aprecio o variável, aquilo que muda, diferencia. Igual, ou o mesmo de sempre, me é enfadonho, cansativo. Na natureza vemos uma variedade de formas, cores, perfumes, belezas... Acredito que em nossa natureza humana Deus também colocou o desejo do aperfeiçoamento... Cada ser tem características próprias, únicas, que o diferenciam uns dos outros. Não só no aspecto físico como no cognitivo. Se não fosse assim, não teríamos relacionamentos produtivos- - o aprender com a visão do outro, aquilo que não consigo visualizar.
Quando deparo com pessoas que só vêem um lado de direção – percepção retilínea – saio de sua presença vazia, triste... porque não me contribuiu e nem tive a chance de acrescentar-lhe algo. Essas pessoas são aquelas que permanecem no ponto de partida, olhando para frente sem sair dele. Suas conversas são: viu o fulano hoje? Está de cara fechada, mas também olha como se veste e o cabelo então? Sem comentários... Sabe da última? O fulaninho está de carro novo... Como será que ele conseguiu? E tantos outros que não vale a pena perder tempo mencionando-os. É claro que devemos enxergar o outro, seu visual, seu comportamento, mas não deve ser apenas isso. O pior são as críticas negativas. Será que não há algo de bom que saliente ou mesmo supere esse lado ruim de alguém? Tudo depende da direção que tomamos. Uma mente aberta é aquela que percebe o que há ao redor dela em vários ângulos ou direções. Se você percebe o lado obscuro tente ver o brilho da luz que está junto ao obscuro.
Gosto de mudanças e o que não consigo mudar, a minha tendência é tomar distância. Recriar mesmo que seja apenas no abstrato. Talvez algum dia deixe de ser abstrato e faça parte do concreto. Refiro-me ao desejo no pensamento, que poderá compor minha realidade, num determinado tempo, numa determinada situação. O que não podemos perder é a esperança – que é a mola mestre para o viver intenso, produtivo.

2 comentários:

  1. Oi, Nely
    Gostei do que li aqui. A cada momento conhecemos novas pessoas e opiniões nesse mundo virtual. Acredito que essa oportunidade seja única nesse mundo de tanta correria.Venha sempre me ver, será sempre bem recebida. A sua opinião torna-se importante na medida que me faz pensar.
    Obrigada pela sua orientação. E continue escrevendo. Virei aqui mais vezes, agora que te achei.
    Um grande beijo
    Natalícia

    ResponderExcluir
  2. Querida Natalícia,
    Obrigada pela consideração! É uma grande satisfação saber que podemos contribuir de alguma forma. Ao criar este blog, meu objetivo foi a interação de ideias. Acredito que crescemos à medida que permitimos enxergar o mundo não só através de nós mesmos, mas sob o olhar dos outros.
    bjs.

    ResponderExcluir