Caro leitor,

Acredito que a interação de ideias faz parte do crescimento individual e coletivo, em toda extensão do conhecimento. Só cresce aquele que encontra o que busca e o mais importante: compartilha.
Suas opiniões serão bem vindas!

quarta-feira, 17 de março de 2010

No amor há medidas?

O que exatamente quero dizer? O Significado real da palavra medida, segundo o dicionário da língua portuguesa Michaelis, a define como: grandeza determinada que serve de padrão para avaliar outras do mesmo gênero; parâmetro. A palavra amor vem do latim (amore) significa grande afeição de uma pessoa por outra, simpatia,carinho, grande amizade, ligação espiritual.

Toda palavra possui dois sentidos – o denotativo e o conotativo. Destes, provém os vários significados para uma mesma palavra. A que conclusão quero chegar? Simples, depende do sentido a que você dá as palavras que escolhe utilizar. Por isto, temos opiniões diversas e que nos possibilitam ir mais longe em nossas percepções. E através delas surgem as mudanças, as adequações, o novo. Um exemplo simples: se compararmos uma gramática antiga à uma atual (não estou falando de reforma ortográfica) mas do enfoque dado a determinadas palavras ( conceitos, definições), que se ampliam na medida em que o homem vai percebendo seu mundo com um novo olhar. Veremos a diferença conceitual entre elas.

Perceba: Se aplicar à palavra medida o conceito de um parâmetro, posso afirmar que – no amor há medidas. Caso contrário, não poderia distinguir paixão de amor, gostar de amar...
Porém, se à medida considero-a como intensidade, logo o amor é sem medidas. Porque amamos com intensidades diferentes, dependendo da personalidade de cada um.
Dizem que na medida em que amo, mais irei amar. Aqui temos o enfoque de permissão. Quanto mais eu me permito amar, mais serei amado e amarei. De igual maneira posso afirmar que o amor tem medidas.

Para a ciência em tudo há uma grandeza de medida, pois não existe formas iguais sem parâmetros. Não posso criar um determinado objeto sem aplicar-lhe limites de medidas. Como posso definir que algo é pequeno ou grande, largo ou estreito, fino ou espesso, reto ou torto... Se não tenho uma medida que a torne assim, daquele jeito diferenciador do outro?
A medida é essencial para estabelecer as diferenças, as igualdades de tudo que existe, até mesmo de nossos sentimentos e emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário