Caro leitor,

Acredito que a interação de ideias faz parte do crescimento individual e coletivo, em toda extensão do conhecimento. Só cresce aquele que encontra o que busca e o mais importante: compartilha.
Suas opiniões serão bem vindas!

terça-feira, 20 de abril de 2010

"Me limito quando me descrevo."

Interessante e inteligente pensamento. Nós seres humanos somos complexos, um universo único, individual e à parte.
Ùnicos porque não existe ninguém igual a você. À parte porque essa particularidade de ser individual e único, além de te diferenciar do outro, faz com que busque e sinta o mundo em que vives, de maneiras distintas. Então, és capaz de conhecer-te integralmente e parcialmente o outro. E nessa filosofia a percepção de ti mesmo só se completa na morte.
Quando nascemos dependemos da ajuda dos pais para sobreviver, não conhecemos ainda nossa capacidade de ser. Na adolescencia buscamos a identidade, aqui é a fase da crise existencial, descrevendo-me neste período estou me limitando ao que busco – identificação com o meio em que vivo e ser aceito por ele. Na fase adulta já sabemos o que queremos e pensamos que temos o controle sobre nós mesmos, descrevendo-me me limito ao que acredito ser. Na velhice , a fase da experiência vivida, descrevendo-me nesta, também me limito, porque parcialmente minha memória já está em declínio e os valores que tinham importância na juventude já não são mais os mesmos.
Quando me descrevo nas fases em que me encontro no momento em que vivo, estou me limitando a um conhecimento que se amplia a medida em que envelheço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário