Caro leitor,

Acredito que a interação de ideias faz parte do crescimento individual e coletivo, em toda extensão do conhecimento. Só cresce aquele que encontra o que busca e o mais importante: compartilha.
Suas opiniões serão bem vindas!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O indivíduo e a reação.

Têm pessoas que já nasceram com o fracasso. Não lutam e a qualquer obstáculo desistem. Vivem uma vida toda enterrando talentos e oportunidades. Já outras fazem de tudo para alcançarem seus objetivos e suas metas.
O que falta a primeira classe de pessoas? Estímulo! É estímulo, porém não de terceiros e sim de si próprio.
Aos pais cabe a responsabilidade de incentivar os primeiros passos, as primeiras palavras e prover as necessidades básicas de saciar a fome e o afeto.
Esses primeiros estímulos para um bebê será um aprendizado para todo o período de sua existência. Com eles nasce a força interior, que ao longo da trajetória de vida irá se aprimorando.
Não basta prover o alimento para o desenvolvimento físico, dar carinho e atenção, para o desenvolvimento emocional. Há uma grande necessidade de passar conhecimentos que servirão de base para que o indivíduo desenvolva suas potencialidades, a partir do conhecimento de si mesmo.
O diálogo, os passeios, o companherismo, o abrir o coração ao filho, dando a liberdade de escolha, farão deste um indivíduo pensante, motivador. Vejo que muitos pais dizem não aos filhos e não esclarece o motivo daquele não. Então, o que fica de aprendizado para aquela criança? Nada? Não. Aprende logo a ser intolerante e assume uma personalidade de autoritário. Tanto para um sim como para um não existem motivos, se não explanados aquele que o recebe o aceita com indignação, pois desconhece as reais intenções daquele que o pronunciou.
Educar não é fácil. Educar para a felicidade, para um ser total, completo em equilíbrio requer muito de nós e muitas vezes só aprendemos quando já é tarde. Fácil é criar indivíduos egoístas, desmotivadores de si mesmo e de outros, isso é muito fácil, basta não haver dialogos e só um sim ou um não e ponto final!
Deus nos criou com a capacidade de escolha, portanto através dela nos concedeu liberdade e ninguém tem o direito de impor, tolir a escolha do outro. Orientar, sim. E esse é o papel de todo pai e de toda mãe: orientar, impor nunca!
Impor é passar por alto todas as capacidades do indivíduo, matando algo muito importante o aprendizado de si mesmo, do caminhar por suas próprias escolhas. quando imponho minhas ideias, meu modo de ver e pensar, estou desrespeitando o ser individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário