Caro leitor,

Acredito que a interação de ideias faz parte do crescimento individual e coletivo, em toda extensão do conhecimento. Só cresce aquele que encontra o que busca e o mais importante: compartilha.
Suas opiniões serão bem vindas!

sábado, 12 de dezembro de 2009

Cantinho da reflexão

Eu gosto de expor minhas ideias, perplexidades, minhas atitudes, como vejo o que me cerca e como a encaro. O que mais gosto é estar dialogando entre muitos ou apenas um. E isso neste mundo contemporâneo é complicado, temos de realizar várias coisas com um tempo extremamente escasso. Também tenho necessidade de um tempo só para mim, aquele em que não há ninguém por perto, só você e seus pensamentos. Aonde o silêncio vai até o recôndito da alma. São meus momentos de reflexão. Onde paro para me analisar. O motivo para o qual tomei certas atitudes e aonde elas me levaram e, principalmente, a quem eu feri, ou a quem eu beneficiei com atitudes de compreensão.
Penso muito nos meus filhos, nas minhas atitudes, em que devo mudar e como mudar. Nessas horas eu vejo como o meu amor por eles é imenso, sou capaz de dar a minha vida por eles. Talvez, não entendam agora certas atitudes em que tomo. Ás vezes, temos que atingir o ponto mais sensível deles e machucá-los, afim de que despertem para a realidade. Porque o mundo não é o aconchego do colo da mãe, ele é cruel para aquele que não está preparado. Nós, pais devemos prepará-los, se não o mundo se encarregará de ensiná-lo de uma maneira não tão generosa e complacente. Fico temerosa ao pensar que eu tenha errado nos zelos e excessos. O tempo é outro que não perdoa. Ele passa e leva consigo oportunidades e chances, momentos que poderiam edificar são deixados, perdidos, os quais não voltam mais. Por isso o que se fez ou deixou de se fazer, os frutos destas atitudes certamente iremos colher.
A adolescência é a fase em que eles querem buscar sua identidade e a independência dos pais é a primeira coisa que fazem. O que os pais custam a aceitar, gerando conflitos e as famosas frases: que período difícil esse! Adolescência é aborrescência... Eu tento entender esse comportamento, mas às vezes eles me machucam.
Nesta semana, notei que meu perfume está quase no fim, o que comentei para a minha filha. Ela me comunicou que o dela estava na mesma situação. Ao que ela sugeriu: podemos comprar apenas um perfume. Podemos usar o mesmo perfume. Não disse nada. Mas, parei para pensar. Ela até então, não gostava quando me via pegando seu perfume e reclamava. O que a fez mudar de atitude? Perfume é algo pessoal. Então, fiquei analisando, ela é uma adolescente que está buscando sua identidade. Irá buscar a identificação naquilo em que admira, em um ponto seguro. No momento em que ela abria algo que lhe é pessoal para compartilhar comigo, estava me colocando no mesmo plano de sua referência. Talvez, nem tenha mensurado isto em sua compreensão. São nesses pequenos detalhes que vemos como podemos contribuir para o crescimento deles. Identificar-se é essencial para a fase seguinte e se não resolvida, continuará a buscá-la num tempo errado em que já deveria estar experimentando outra forma de crescimento. É por isso que vemos tanta imaturidade na fase adulta de certas pessoas.

Neli.


Nenhum comentário:

Postar um comentário